domingo, 5 de janeiro de 2014

Iluminação pode criar diferentes ambientes em um mesmo espaço



Uma iluminação bem definida é capaz de gerar uma aclimatação para diversas situações: jantar a dois, coquetel para amigos, festa, assistir televisão. Com os sistemas de automação residencial, a escolha dos cenários é ainda mais fácil, pois se pode programar as situações, escolhendo que lâmpadas serão acionadas, e obter a ambientação ideal ao toque de um botão.
Além do clima, a iluminação é uma forma de marcar os diferentes espaços dentro de um ambiente integrado. Assim como o revestimento do piso, as luzes podem representar 50% de diferença na aparência de um cômodo.
Para a sala de estar, a sugestão é usar iluminação cênica. O que o termo se refere ao uso de lâmpadas direcionadas a objetos específicos, valorizando-os e transformando o espaço, de certa forma, em um cenário. "É como no teatro ou em um show: a luz é apontada para o artista para que ele seja o centro das atenções".




A iluminação cênica pode realçar quadros e esculturas, por exemplo. A ideia é qualificar os objetos e regiões que são a base da decoração. Assim, um painel de revestimento pode receber uma luminária especial, mesmo se não houver uma peça de arte no local. Outra sugestão é usar a luz em paredes vazadas, iluminando os objetos ali colocados.

Abajur Na demarcação de espaços com iluminação, o abajur é uma peça coringa. Um artigo alto, por exemplo, pode determinar o ambiente de leitura. Além da sensação de acolhimento - a sugestão é usar lâmpada incandescente para ampliar esse sentimento , as luminárias também fazem contraste com a iluminação do outro espaço.




Quando instalar o pendente sobre a mesa, opte por ter também um dimmer, que permite controlar a intensidade da luz. Assim, após a refeição, pode-se diminuir a luminosidade, deixando o clima mais intimista e aconchegante, por exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário