quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Papel de parede

Transformar a casa em poucas horas é um sonho! E ele pode ser realizado com a ajuda de um antigo conhecido: os papeis de parede, que incorporam novas tecnologias, ficam ainda mais práticos e bonitos. Texturas diferentes, efeitos tridimensionais e outras novidades tornam esse recurso ainda mais versátil na decoração, além de estampas que vão de folhagens e flores aos grafismos mais elaborados. 

 Nichos sobre o papel de parede listrado, parede espelhada e um jardim vertical formam o visual moderno e sofisticado do lavabo, projetado pela arquiteta Larissa Baptista Cassani.

Escolheu-se o papel de parede florido para dar vida às paredes deste quarto. Marcante, ele restringia a escolha de quadros. Depois de alguns testes e de um estudo de medidas que considerou a largura e a altura da parede, decidiu-se por fotos em preto-e-branco, emolduradas no tamanho 40 x 40 cm, com passe-partout branco, para criar uma espécie de painel. O resultado suavizou o estampado. O projeto é de Alberto Lahós e Marco do Carmo.

 
Móveis de época, lustre de cristal e papel de parede listrado evocam a inspiração clássica deste quarto assinado pelos arquitetos Fernanda Abs e Fred Benedetti. Porém, há alguns toques modernos como os abajures de base metalizada e cúpula de tecido (Simone Figueiredo Luz), que quebram a sobriedade do estilo clássico.

O tom vibrante atualiza e dá leveza ao móvel, combinado com graça ao papel de parede da Designers Guild e a uma moldura tibetana.

A primeira vontade de quem visita este quarto é tocar o papel na parede de cabeceira. De inspiração clássica, a estampa apresenta linhas com irregularidades sutis, efeito que confere a impressão de textura ao desenho. Antes da instalação do papel Black & White, da Bucalo, a parede de 5 x 3 m de altura foi nivelada com massa corrida e tinta látex. A superfície gastou dois rolos de 50 cm x 10 m do modelo. Para que o desenho terminasse com a mesma proporção, a aplicação foi feita do centro para as laterais. Projeto de Mario Moreira.

 Diferentes tons de azul e amarelo compõem a sala, marcada pela mescla de estampas diversas. As paredes recebem revestimentos variados, como os tijolos patinados e o papel de parede no mesmo tom. A arquiteta Maria Rachel Damiani assina o projeto.

Lisos, com estampas discretas ou geometrismos marcantes, os papeis de parede mudam em um instante a cara do ambiente. Inspire-se.

By Evandro Cruz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário